10 formas de eliminar carrapatos em cachorros naturalmente

Dicas infalíveis para exterminar carrapatos

Precisando de consulta veterinária? Conheça a Clínica Veterinária Vetmétodo

Tudo começa com um tal de coça aqui, coça ali. E você começa a estranhar esses novos movimentos em seu cachorro. Se o motivo é carrapato, aracnídeo ou parasita que se alimenta do sangue dos animais, provavelmente a coceira estará mais concentrada nas orelhas, olhos e pescoço.Outro sintoma é que o animal tenderá a morder suas patas por vários dias após ter sido atacado por carrapatos. Depois que a picada adormece o local, o cachorro não percebe mais o carrapato.

Conheça agora 10 formas de eliminar carrapatos em cachorros naturalmente.

O importante é que a presença de carrapatos no seu pet seja detectada a tempo para que não seja desenvolvida doenças no animal, que podem levá-lo à morte. As doenças do carrapato podem ser classificadas em Babesiose, Lyme, Febre Maculosa e Paralisia do Carrapato (veja abaixo a descrição de cada uma).

Neste post, damos dicas de tratamentos naturais para o pet infectado com os parasitas. São remédios 100% naturais, que podem ser tão eficientes quanto os medicamentos antiparasitários, produzidos à base de produtos químicos, vendidos em petshops. Recomendamos, no entanto, que antes de aplicar qualquer tratamento em seu cão, consulte um veterinário para que ele possa examinar melhor o animal e verificar qual o procedimento natural será o mais eficiente e adequado para o momento.

Saiba diferenciar os tipos de carrapatos

Diferentemente das pulgas, os carrapatos não pulam, mas andam e se agarram no hospedeiro, como o cão. Por serem aracnídeos, são mais similares às aranhas.

Apesar de existirem mais de 800 tipos de carrapatos, apenas duas famílias desse parasita (carrapatos duros, que possuem escudos ou placa dura nas costas, e carrapatos moles) podem transmitir doenças aos seres humanos. Portanto, os carrapatos infectados ao morder cães e pessoas podem transmitir doenças.

Os remédios naturais são mais eficientes nos carrapatos ainda pequenos. Se forem maiores, o ideal é levar o cachorro ao veterinário para que ele os retire com uma pinça.

O carrapato do cachorro pode ser encontrado com facilidade em canis, muros, telhados, batentes de portas, troncos, cascas de árvores, folhas, plantas, entre outros locais de pouca luminosidade.

Preste atenção nos sintomas de seu bicho de estimação
Os primeiros sintomas a serem observados no animal que foi atacado por carrapatos são: vermelhidão, coceira intensa, erupção e inchaço, principalmente na área das orelhas, à volta dos olhos, nuca ou pescoço, e entre os dedos das patas do cachorro. Faça uma inspeção minuciosa e atenta em seu pet, principalmente se ele foi passear em lugares com possibilidade de ter carrapatos.

Conheça as doenças mais comuns provocadas pelo carrapato

• Babesiose: causa anemia, podendo prejudicar o fígado, os rins e o baço, apresentando febre acima de 41 º C e urina escura. A doença pode causar ainda sintomas neurológicos, como ranger de dentes ou comportamento trôpego;
  • Erliquiose: causa sangramento nasal, febre de até 40,5º C e supressão do sistema imunológico;
  • Lyme: os animais geralmente mancam, ficam desanimados e têm febre alta. Podem apresentar erupção na pele;
  • Febre maculosa: febre alta, rigidez, respiração difícil, vômito, diarreia, edema na pata e no focinho, sangramento nasal, na urina e nas fezes;
  • Paralisia do carrapato: causada por uma neurotoxina existente na saliva do carrapato, causando a paralisia do cachorro. Só com a remoção dos carrapatos, o cachorro volta ao estado normal.

E agora veja 10 formas de eliminar carrapatos em cachorros naturalmente.

1 – Como eliminar os carrapatos em cachorro com vinagre

Dilua uma xícara (chá) de vinagre de maçã, 950 ml de água morna e 30 ml de sabonete de Castela. Para uma solução ainda mais potente, acrescente duas ou três gotas de óleo de lavanda ou cedro à mistura. Se o seu animalzinho tiver a pele sensível, use uma solução mais fraca de vinagre, diluindo-o em mais água.

Cubra os pelos do animal com o líquido. Busque infiltrar a solução por entre os pelos e chegar à pele. Movimente até espumar o sabonete e deixe a solução agir por 10 minutos no corpo do cão.

Cuidado para que o remédio não entre nos olhos do pet. Para passar a solução no corpo do animal, utilize luvas de borracha e mangas compridas, para que os carrapatos não consigam se hospedar em você.

Penteie o bichinho com um pente fino e procure remover os carrapatos. Em seguida, enxague o pet com água morna. Caso perceba que o animal continua infectado após a aplicação do remédio, consulte um veterinário.

2 – Camomila é um ótimo remédio caseiro para remover carrapatos

Prepare um chá com flores ou sachê de camomila. Espere ficar morno. Embeba um algodão no chá e passe na pele do cachorro, principalmente nas áreas afetadas pelo parasita. Os carrapatos irão se desprender do animal.

3 – Frutas cítricas são repelentes naturais para os carrapatos

Ferva em meio litro de água duas frutas cítricas (laranja, limão, mexerica etc) cortadas em rodela, com a casca. Quando o líquido entrar em ebulição, mantenha por 1 minuto e depois baixe o fogo. Deixe assim por uma hora.

Espere esfriar e coloque em uma garrafa com borrifador. Aplique no cachorro, cuidando para que não seja atingido os olhos.

Esse remédio à base de frutas cítricas pode ser usado também para desinfetar a casa.

4 – Ervas ajudam a secar os parasitas

Esmague folhas e talos do capim-limão, também conhecido como erva-cidreira. Acrescente 100 ml de álcool no caldo esverdeado e deixe descansar por 24 horas em local escuro. Acrescente um litro de água e duas colheres (sopa) de sal.

Coloque o líquido em um borrifador e pulverize sobre o animal. No dia seguinte, os carrapatos começarão a ficar secos e cairão do corpo do pet.

5 – Limão, canela, rícino e sésamo

Misture em partes iguais óleo de limão, de canela, de rícino e de sésamo. Umedeça um pano limpo na mistura e aplique o remédio natural sobre a pele do seu cachorro com muito cuidado.

“Atenção para que o pet não lamba o remédio, pois o rícino é uma planta que pode ser muito venenosa para ele.”

6 – Óleos aumentam o efeito antiparasitário
Misture os óleos de lavanda, limão, cedro, manjericão e camomila. Umedeça um pano limpo e aplique o líquido concentrado sobre a pele do cão.

7 – Combinação de óleo de amêndoas e vitamina E

Este é um excelente remédio caseiro para ser usado nas partes do corpo em que estão concentrados os carrapatos. Misture 20 ml de óleo de amêndoas com 1 cápsula de vitamina E. Despeje a solução em um frasco conta-gotas. Aplique gotinhas nas partes afetadas do animal e massageie.

8 – Neem: o potente óleo inimigo dos carrapatos

Aplique com um pano limpo o óleo de Neem diretamente sobre a pele do pet. Se usar o óleo essencial de Neem, dilua 2 gotas do óleo em meio litro de água.

9 – A combinação de alecrim e canela: remédio natural contra carrapatos

Misture 10 gotas de óleo essencial de alecrim, 7 gotas de óleo essencial de canela, 3 gotas de óleo essencial de cedro e 2 colheres de óleo de amêndoas doces. Coloque a mistura em um frasco e agite-o. Aplique a solução nas áreas infectadas do animal.

10 – Bicarbonato de sódio é um remédio natural ideal para eliminar os carrapatos grudados no corpo do animal

Junte meia colher de bicarbonato de sódio, meia colher de sal, 100 ml de vinagre de maçã e 100 ml de água morna. Misture tudo e coloque o líquido em uma garrafa para borrifar no cachorro.

Como evitar os carrapatos em seu animal de estimação

É importante sempre verificar a pelagem do seu pet, principalmente quando volta dos passeios diários. Vasculhe orelhas, patas, costas e cabeça. Tose seu animal quando o pelo estiver muito longo, principalmente nas épocas mais quentes do ano (primavera e verão), quando a incidência de carrapatos aumenta.

Poder contar com soluções naturais para combater os parasitas de nossos animais de estimação é extremamente importante, não é mesmo?

Consulte sempre um veterinário quando tiver dúvidas sobre remédios caseiros e sobre a utilização deles nos animais.

IMPORTANTE: As informações contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento do médico veterinário e especialistas. Não deixe de consultar seu veterinário.

Conheça a Clínica Veterinária Vetmétodo