Acupuntura para cães e gatos: Tudo que você precisa saber

Acupuntura para cães e gatos: Tudo que você precisa saber

Quem convive com cachorros e gatos sabe que com o avançar da idade eles começam a ter as dores articulares recorrentes. Como bons tutores que somos, buscamos cuidar de nossos animais com o máximo de cuidados possível, levamos a vários amigos veterinários, damos medicamentos e até adaptamos nossa casa para nossos animais idosos.

Porém, em alguns casos, nenhum tratamento surte efeito esperado a ponto de dar uma qualidade de vida melhor aos nossos pets. Como “última solução”, é indicado que usemos  uma técnica que pode ajudar: A Acupuntura Veterinária.

A imagem de deixar o animal ser “furado” por agulhas pode assustar, mas não deve haver preocupação. Na verdade, as agulhas da acupuntura causam quase nenhuma dor e, associadas a formas tradicionais de tratamento, podem trazer o tão esperado bem estar aos nossos animais.

A acupuntura pode não fazer milagre sozinha, porém pode ajudar na solução para muitas enfermidades que podem comprometer a saúde do pet.

Acupuntura Veterinária: História e Princípios centrais

História da acupuntura veterinária

A acupuntura (do latim acus – agulha e punctura – colocação) é uma técnica milenar chinesa que vem sendo utilizada a milhares de anos no tratamento das mais diversas enfermidades em humanos. A acupuntura veterinária por sua vez, também foi criada na China e é tão milenar quanto a humana, sendo praticada há cerca de 4000 anos.

Os chineses praticavam a acupuntura regularmente em cavalos, que eram essenciais tanto para a agricultura quanto para a guerra. Segundo os chineses, a acupuntura era a técnica mais utilizada e eficiente para promover a recuperação das lesões destes animais. Porém, foi no Ocidente, que ela se popularizou na clinica de pequenos animais, sendo utilizada há décadas.

Princípios da acupuntura

A acupuntura terapêutica veterinária é baseada na substância fundamental chamada “Qi”, que para os orientais significa a energia da vida. A acupuntura age para harmonizar a energia vital do organismo, estimulando o sistema imunológico que auxiliará na homeostasia (regulação do equilíbrio do organismo) e na capacidade de auto-cura do organismo.

A ideia central da acupuntura é fazem com que o organismo, através do estimulo das agulhas, libere endorfinas e outros hormônios que, dentre outras coisas, trarão diminuição das inflamações internas ou externas.

Assim como humanos, os animais possuem canais de energia, que são chamados de meridianos, esses canais se conectam aos órgãos internos, músculos, articulações e sistema nervoso. Estes meridianos também estão conectados entre si, fazendo uma rede em todo o organismo.

Quando alguma enfermidade afeta a saúde do animal, um desequilíbrio ou interferência ocorrerá neste fluxo. Os pontos de acupuntura, encontrados exatamente sobre os canais de energia, são áreas da pele das quais podemos afetar e alterar o fluxo de Qi. A meta do acupunturista veterinário será manipular o Qi do animal, estimulando pontos específicos, que melhorarão o fluxo energético e diminuirão o bloqueio, e, ou desequilíbrio. Com isso, o organismo entrará novamente em equilíbrio, dissipando a enfermidade.

Como é feita a acupuntura em cães e gatos?

A acupuntura é realizada através da aplicação de agulhas extremamente finas, esterilizadas e seguras em pontos específicos da pele do animal (dependendo da enfermidade que o animal é acometido). Estas agulhas irão estimular estes pontos do organismo restabelecendo o equilíbrio.

Assim como ocorre na recuperação via fisioterapia, a acupuntura é realizada por meio de sessões. Cada sessão dura entre 20 a 40 minutos, dependendo de cada paciente. No começo as sessões variam entre 1 a 2 vezes por semana, mas alterações dependerão do quadro e da gravidade da patologia, sempre seguindo a indicação do médico veterinário acupunturista.

Por “furar” a pele do animal, todo tutor que desconhece essa técnica pode imaginar que a acupuntura veterinária causará ainda mais dor ao animal. Porém, os médicos veterinários especializados nesta técnica saberão exatamente como agir e qual ponto atingir. Nas sessões iniciais o animal pode naturalmente estranhar a técnica, mas com o passar o tempo, a tendência é que ele até ele chegue a dormir durante a sessão.

Infelizmente, há muitos tutores que, tomados pelo sofrimento do animal e a não evolução do quadro, ficam impacientes e resolvem parar com o tratamento ainda na fase inicial. Neste caso, a nossa dica é: seja paciente, a acupuntura é uma técnica com comprovação milenar, eficiente e a paciência é um dos seus lemas.  

Somente profissionais habilitados podem realizar a acupuntura em cães e gatos?

Médicos Veterinários devidamente qualificados em Acupuntura Veterinária são os únicos profissionais que poderão utilizar a técnica. São eles que estudaram a anatomia, fisiologia e clínica médica.

Com a devida especialização em acupuntura veterinária, o médico veterinário poderá utilizar os conhecimentos adquiridos na medicina ocidental tradicional (alopática) e agregar com a medicina veterinária oriental com qualidade e confiabilidade que seu animal tanto merece.

Vale ressaltar acupuntura veterinária geralmente entra como medicina complementar, ajudando e complementando a terapia convencional que faz uso de medicações.

Quer agendar a acupuntura para cães e gatos?

Clique no botão e ligue diretamente através de seu celular

Agende a consulta

Av. Afonso Mariano Fagundes, 136 – Saúde, São Paulo – Zona Sul – Próximo ao Metrô Saúde – (Estacionamento no local)

Acupuntura em cães e gatos

Praticamente não há nenhuma contraindicação para o uso da acupuntura em animais domésticos. Os veterinários especialistas nesta técnica sugerem a restrição somente em áreas com alguma dermatite ou áreas tumorais. Também, não se recomenda essa técnica durante a fase aguda da cinomose. Para todas as outras enfermidades a acupuntura pode ser indicada como tratamento.

As principais indicações para a acupuntura em pets são:

– Problemas respiratórios (asma, bronquite);

– Problemas relacionados a estrutura óssea e muscular decorrentes de algum acidente ou da idade avançada do pet;

Hérnia de disco

– Problemas dermatológicos;

– Problemas gastrointestinais e urogenitais (como, por exemplo, cálculos renais);

– Problemas reprodutivos e problemas neurológicos (convulsão, paralisia, cinomose);

– Tratamento paliativo ao câncer;

– Auxiliar na recuperação pós-cirúrgica

A acupuntura veterinária também é utilizada como tratamento auxiliar para casos de viroses, distúrbios endócrinos e patologias oculares.

 

Acupuntura veterinária

Por ser uma técnica que foge do padrão normal presente no ocidente, a acupuntura veterinária é ainda rodeada de muitas perguntas é dúvidas, veja abaixo algumas delas:

– A acupuntura veterinária causa sofrimento?

Assim como em humanos, cada animal apresenta uma reação diferente quando é inserida a agulha. A “sensação da acupuntura” pode causar uma espécie de formigamento, torpor, ou como um choque que passa pelo corpo do animal. Porém, sofrimento não será sentido de forma alguma. Só nos casos de acupuntura realizada por profissionais não habilitados.

– Os pontos de acupuntura podem sangrar?

Deve ficar claro que a acupuntura não deixa de ser um procedimento invasivo, visto que são inseridas agulhas em locais onde há terminações nervosas, vasos sanguíneos e órgãos. Portanto, sangramentos até certo ponto podem ser normais, visto que ocorre estagnação de energia e sangue, quando a agulha é retirada a energia é liberada, podendo ocorrer um pequeno sangramento.

Porém, com a popularização da técnica e o aumento da demanda, o número de profissionais que oferecem o serviço aumentou e infelizmente, com isso, aumentaram também o número de “acidentes” ocorridos pela ação dos “profissionais” não habilitados para realizar o procedimento.

-Os animais aceitam as agulhas de acupuntura?

Assim como qualquer outra nova atividade, uma pequena parte dos animais pode relutar a principio, no entanto a grande maioria aceita bem as agulhas, chegando a inclusive, relaxar e dormir durante a sessão.

Para finalizar vale ressaltar que é imprescindível que nós tutores tenhamos cuidado na escolha de um profissional especializado em acupuntura veterinária, exigindo especialização e buscando sempre bons profissionais. Esta técnica, se bem conduzida, trará benefícios claros aos nossos animais.

Acupuntura para cachorro preço – R$ 120,00

Acupuntura para cachorro sp

Av. Afonso Mariano Fagundes, 136 – Saúde, São Paulo – Zona Sul – Próximo ao Metrô Saúde

Quer agendar a acupuntura para cães e gatos?

Clique no botão e ligue diretamente através de seu celular

Agende a consulta

Av. Afonso Mariano Fagundes, 136 – Saúde, São Paulo – Zona Sul – Próximo ao Metrô Saúde – (Estacionamento no local)

Comentários

comentários

Post recentes