Cardiologista Veterinário: Tudo que você precisa saber, identificando problemas no coração de cães e gatos

Precisando de consulta veterinária? Conheça a Clínica Veterinária Vetmétodo

Você tem um cão em sua família há muitos anos, ele é muito ativo e alegre, o xodó da família. Até que em determinado momento ele começa a apresentar comportamentos que fogem da rotina, ficando indisposto para caminhar, apresentando tosse constante e respiração ofegante mesmo em condições sem calor. Você fica preocupado e pede auxilio veterinário.

Na consulta, o veterinário suspeita que ele possa ter alguma cardiopatia e sugere que você leve-o para uma consulta com um médico veterinário cardiologista. Você, claro se preocupa ainda mais e pensa que seu cachorro pode ter algum problema de coração mais sério e está correndo risco de perder a vida.

Problemas cardíacos podem sim representar problemas, mas não se preocupe. A cardiologia veterinária é uma especialidade da medicina veterinária que vem evoluindo nos últimos anos e engloba o estudo do sistema cardiovascular O sistema cardiovascular inclui o coração e os vasos sanguíneos (veias e artérias). A função do coração de bombear o sangue. Leia mais… como um todo, buscando sempre a saúde do seu pet. E o mais importante, quanto mais rápido o problema for diagnosticado, mais eficaz será o tratamento.

Para deixa-lo por dentro das ocorrências cardíacas em cães e gatos, fizemos este post para que você entenda o que significam os problemas cardíacos em seu pet. Boa Leitura!


O que é uma cardiopatia em cães e gatos?

Cardiopatia são doenças que acometem o sistema cardíaco de humanos e animais. O coração de cães e gatos é semelhante ao coração de humanos e, assim como nós, também podem sofrer problemas cardíacos.

Nestes animais, problemas cardíacos podem ser bem mais comuns do que imaginamos, podendo ser congênitos, provocados por parasitas do coração, devido à obesidade Obesidade em Cães e Gatos é definida como sendo o acúmulo excessivo de gordura, decorrente de alteração no balanço energético, no qual a ingestão (consumo de alimento) é maior que o consumo calórico (gasto energético). Leia mais… ou, na maioria dos casos, desenvolvidos com o avançar da idade.


Quais são as doenças do coração mais comuns em cães e gatos?

Há uma gama relativamente grande de doenças que acometem o coração de cães e gatos.

Cães, por exemplo, apresentam com maior frequência um processo de degeneração ou envelhecimento das válvulas cardíacas (mitral e tricúspide) chamado de endocardiose Endocardiose em cães – A endocardiose é também conhecida como doença valvar degenerativa crônica caracteriza-se por uma afecção primaria do endocárdio ou doença valvular crônica. Geralmente as raças de pequeno porte (poodle, pinscher, yorkshire etc), com idade acima de seis anos, são as mais acometidas por esta lesão. Outra doença cardíaca que pode afetar os cães é a cardiomiopatia dilatada, com maior frequência em cães de grande porte (dobermann, boxer, labrador, dogue alemão etc).

Já os gatos podem desenvolver a cardiomiopatia hipertrófica cardiomiopatia hipertrófica em felinos – Saiba mais sobre a doença , que ocorre quando o ventrículo esquerdo se espessa e se enrijece, enquanto o átrio esquerdo aumenta de tamanho. Assim, a cada contração, são bombeadas quantidades de sangue menores do que o normal. Sua evolução pode ocorrer de forma silenciosa, manifestando-se somente quando a doença atingiu sua forma mais grave.

Há também, casos de animais que frequentam regiões de praia, podendo contrair a dirofilariose Verme do coração: O que é, sintomas e tratamento . Esta doença é causada por um verme parasita (nematódeo chamado Dirofilaria immitis) que se instala na artéria pulmonar atingindo com possibilidade de atingir o lado direito do coração, diminuindo consideravelmente a função cardíaca. É transmitido pela picada de mosquitos.

Algumas cardiomiopatias são representadas por um sintoma bastante característico chamado Sopro. Em corações saudáveis de cães e gatos o sangue flui de modo contínuo e em uma única direção dentro das cavidades cardíacas, não produzindo nenhum barulho. Porém, em animais com sopro cardíaco um som pode ser escutado quando há interferência neste fluxo, havendo turbulência do sangue dentro do coração.

O sopro é muito comum em cães de raças pequenas com mais de 5 anos de idade e mais raro em gatos e cães de raças grandes, mas pode aparecer em todos eles.

Seu “pet” precisa fazer uma consulta com um Cardiologista Veterinário em SP? Entre em contato com a Vetmétodo diagnósticos AGENDE AGORA OU PEÇA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A CONSULTA COM O CARDIOLOGISTA VETERINÁRIO . Av. Afonso Mariano Fagundes, 136 – Saúde, São Paulo – SP, Brazil

IMPORTANTE: As informações contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento do médico veterinário e especialistas. Não deixe de consultar seu veterinário.

Compartilhe nas redes sociais

Conheça a Clínica Veterinária Vetmétodo