Comportamento Animal
O que o seu pet está sentindo?
Alteração do comportamento animal pode significar a presença de doenças.
Para quem convive diariamente com seu animalzinho de estimação, é muito fácil distinguir quando eles estão agindo diferente do que o de costume. Porém, devido a correria do dia a dia, algumas mudanças passam por despercebido.
Alguns cães começam a apresentar mudanças de comportamento desde pequenos. Cabe aos tutores ficarem atentos a esses sinais, para evitar qualquer desconforto maior para o seu pet.
A mudança de comportamento pode proporcionar desde uma postura agressiva, até a falta de apetite ou desmotivação.
Muitas vezes essas mudanças indicam problemas de saúde, depressão ou até mesmo estresse. Elas também podem ser geradas por fatores como: má socialização ou problemas cotidianos. Por isso, não podemos minimizar qualquer alteração de atitude e nem concluir que o animal quer apenas chamar atenção.
O primeiro passo que devemos fazer é nos certificar que as necessidades básicas dos nossos amiguinhos estão sendo supridas: passeio, brincadeira, higiene e alimentação.
No caso de qualquer alteração do pet é fundamental levá-lo a um especialista. Fique atento em alguns dos sintomas mais comuns:
- Mudanças de comportamento
- Desmaios
- Tremedeiras
- Coçar, lamber ou morder repetidamente alguma parte de seu corpo
- Vômitos e diarréias
- Perda de apetite
- Muita sede
“Essa semana atendi um paciente que chegou com um quadro de agitação, alimentação em excesso e coprofagia – ato de ingerir fezes. Após a consulta e realização dos exames de fezes e sangue, foi diagnosticado que o animal estava com falta de vitaminas e Verminose – quando o animal está com vermes. Foi receitada a suplementação alimentar e protocolo de vermifugação. É importante que, ao menor sinal de mudança comportamental, o tutor procure a ajuda de um especialista, pois ele pode estar sofrendo de algum mal que não é visível aos olhos.” – Bruno Rigobello, Médico-Veterinário da Clínica VetMétodo.