Exame Babesia sp
A babesiose canina é uma doença de importância mundial. A babésia é um parasita intraeritrocitário de formato piriforme, pertencente à classe Sporozoa, ordem Piroplasmida e família Babesiida e está distribuída desde o sudeste europeu, África, Ásia até o continente americano. Seus vetores são o carrapato Rhipicephalus sanguineus (encontrado no Brasil), Dermacentur reticulatus e Haemaphysalis leachi.. Há 73 espécies de babésias identificadas, sendo que a Babesia canis é conhecida por infectar naturalmente o cão.
Os sinais clínicos são em geral inespecíficos, com presença de anorexia, anemia, febre e letargia, até anemia hemolítica, icterícia, esplenomegalia e vômito na fase aguda. No hemograma observa-se anemia, trombocitopenia e leucocitose com aumento da contagem de linfócitos e eosinófilos. Na bioquímica encontra-se uma hiperbilirrubinemia como reflexo da destruição dos eritócitos e colestase intrahepática. Na urinálise podem ser vistos bilirrubinúria, hemoglobinúria, proteinúria e cilindros granulosos.
A babesiose canina requer um diagnóstico precoce e uma técnica diagnóstica com boa sensibilidade, especificidade, acurácia e valores preditivos positivos e negativos.
- Nome do exame: Babesia sp
- Preparo:
- Material: Sangue com EDTA/Medula óssea
- Resultados: 07 Dias
- Quanto custa o exame Babesia sp: R$ 150,00