EXAME DE ULTRASSONOGRAFIA ANIMAL

Um grande “amigo dos pets” é o equipamento ultrassonográfico, que permite um exame mais detalhado sobre as condições de saúde do animal.

São várias as indicações para o uso do ultrassom em cães e gatos, as mais comuns são a anorexia, aumento de volume abdominal, dor abdominal, emagrecimento progressivo, febre de origem desconhecida, histórico de vomito persistente, suspeita de tumores, pesquisa de corpo estranho, acompanhamento de pacientes renais, distúrbios hormonais, diagnóstico e acompanhamento gestacional e avaliação fetal (batimento cardíaco e idade gestacional aproximada dos bebes).

Seu uso, deve ser incluído na rotina de animais a partir de meia idade (acima de 7 anos) para um check-up de rotina. Mas pode ser solicitado nas situações descritas acima e em situações emergenciais como em todo tipo de trauma, atropelamento também é solicitado; pode ajudar a guiar coleta de líquidos corporais ou amostras de tecidos alterados (biópsias) para posterior analise citológica/histológica.

É um exame de imagem não invasivo, onde ondas sonoras são emitidas pelo transdutor e atravessam os órgãos e tecidos do PET. As ondas são refletidas de volta ao transdutor e são convertidas pelo computador do aparelho de ultrassonografia, produzindo imagens em tempo real. Este exame ganhou muito espaço na rotina veterinária, é um exame rápido, indolor e de grande auxilio para o clínico veterinário.

O QUE ANDAM DIZENDO DE NÓS

PERGUNTAS FREQUENTES

VEJA AS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES SOBRE OS EXAMES

Qual a importância da ultrassonografia para o animal?

É um exame de excelência para se observar e visualizar qualquer alteração em órgãos localizados no abdome e às vezes até no tórax. As alterações podem ser benéficas ou não. Entre as benéficas está a constatação e o acompanhamento da gestação. Podemos ver como estão os filhotes e qual a previsão de nascimento. Visualizamos também alterações na bexiga, no rim, obstruções intestinais e existência de tumores. Só não podemos ver, por exemplo, uma infecção recente. Neste caso a ultrassonografia poderá avaliar após alguns dias as alterações que esta infecção pode ter causado no organismo do animal.

É necessário utilizar algum tipo de sedativo?

Não. O ambiente colabora muito porque o exame é feito numa sala silenciosa, com a luz apagada e a presença do dono do animal. Podemos dizer que é quase um carinho, o aparelho é passado lentamente na barriga. O uso do sedativo só deve ser indicado caso o animal esteja totalmente agressivo.

Existe algum tipo de preparação anterior ao exame?

Sim. Como acontece com o homem, existem pontos que devem ser observados antes de se fazer o exame. Vale lembrar que não são condições essenciais para a realização da ultrassonografia, mas colaboram bastante. O animal deve estar em jejum alimentar (8hrs), porque sem a presença de alimentos a visualização é melhor. Tomar um adstringente como o luftal, por exemplo, ajuda a diminuir os gases e tentar evitar que momentos antes do exame ele urine ajuda bastante. É muito importante que a bexiga esteja cheia. Ligue e peçla mais informações.

O pet pode sentir alguma dor?

De maneira alguma. Se a ultrassonografia estiver causando dor ao pet, ela está sendo mal realizada. Nenhuma pressão deve ser feita sobre a pele dele.

Como é realizada a ultrassonografia em cães e gatos?

No caso de pequenos animais, fazemos inicialmente uma tricotomia, que é a raspagem do pêlo do abdome. Utilizamos, de preferência, uma lâmina de máquina de tosa. Depois aplicamos um gel para facilitar o contato entre o aparelho e a pele do pet. O exame dura em média meia hora e conseguimos avaliar toda a estrutura. Colocamos o animal de barriga para cima, virado para um lado e depois para o outro.

Preciso do encaminhamento de um veterinário para a realização do ultrassom?

Sim, é obrigatório a requisição médica para realização de qualquer tipo de exame.

QUER AGENDAR O ULTRASSOM OU PEDIR INFORMAÇÃO?

Clique no botão e ligue através de seu celular

QUER AGENDAR O ULTRASSOM OU PEDIR INFORMAÇÃO?

Clique no botão e veja o número de telefone