Homeopatia para cães e gatos: 14 problemas tratados pela homeopatia para animais

Conheça os benefícios da homeopatia veterinária

Precisando de consulta veterinária? Conheça a Clínica Veterinária Vetmétodo

Nas últimas décadas, a medicina veterinária vem fazendo uso de novos métodos de tratamento que objetivam a cura de cães, gatos e demais animais de companhia de uma forma mais eficiente e sustentável. Entre estes métodos, a homeopatia veterinária (que de nova não tem nada, sendo uma terapia bem antiga!) vem se destacando e ganhando cada dia mais adeptos. Estes, por sua vez, dizem que a homeopatia é totalmente natural, alivia dores e cura diversas doenças em seus pets.

Porém, mesmo com o crescimento de terapias homeopáticas dentro da veterinária, a descrença sobre a eficácia destes tratamentos é ainda muito grande. Muitos acham que ela não funciona, outros só “acreditam vendo”, mas todos tem que admitir, a homeopatia veterinária veio pra ficar.

Para os profissionais adeptos dessa terapia, a homeopatia é eficaz no tratamento de problemas comuns na vida de animais de companhia, porém ela não promete milagres, e isso é fato!

Em situações de gravidade máxima, estados terminais e complicações que necessitem de intervenção cirúrgica elas não terão eficiência e deverão, no máximo, complementar o uso de remédios holísticos.

 

HOMEOPATIA: O QUE SIGNIFICA?

A Homeopatia é uma ciência desenvolvida pelo médico alemão Samuel Hahnemann no século XVIII. Mesmo sendo médico, o doutor Hahnemann percebeu, logo cedo, que a homeopatia podia ser utilizada em todo ou qualquer ser vivo, especialmente os animais. Há também estudos que utilizam a homeopatia nas plantas.

A homeopatia é derivada do grego Homeo, cujo significado é semelhante e Pathos, que significa doença, ou seja, a homeopatia trata a doença com outra doença semelhante a ela.

Parece um pouco complicado, utópico e até místico tratar uma doença com a própria doença. Porém, a homeopatia é um método de tratamento bastante seguro e consiste na administração de mínimas doses do medicamento ao animal doente, evitando, dessa forma a intoxicação do animal e estimulando a reação orgânica do próprio organismo contra a doença.

A homeopatia é holística, ou seja, enxerga o animal como um todo, um ser completo, e não algumas de suas partes. Ela promove o tratamento geral. A homeopatia não trata o pâncreas, o ouvido, o intestino, ou a mente do animal, ela trata o organismo!

A homeopatia valoriza o doente e não a doença.

 

Quando utilizar a homeopatia veterinária?

Muitos tutores ficam preocupados quando os medicamentos ministrados de forma tradicional não apresentam o resultado esperado. O medicamento é trocado e o problema de saúde do animal ainda continua, e a preocupação só aumenta. Dessa, forma, muitos tutores buscam informações sobre a homeopatia que vem a ser um tratamento alternativo na intenção de resolver o problema do animal.

A homeopatia veterinária é utilizada como terapia complementar (em alguns casos) e como terapia principal (em casos menos graves). Como terapia principal, ela se faz muito eficiente em quadros de alergia, dores de ouvido, coceiras e afins. Em casos agudos, como diarreia e vômitos, a homeopatia veterinária tem uma resposta bastante importante.

Em doenças crônicas, a homeopatia tem também uma eficiência fantástica que, em médio prazo, pode ajudar o paciente a melhorar os sintomas da doença com diminuição das crises nestes quadros, garantindo maior qualidade de vida ao pet.

Uma importância bastante peculiar da clínica homeopática reside na importância da análise das informações coletadas durante a conversa tutor/veterinário, para que o segundo prescreva a indicação do receituário adequado.

 

Problemas mais comuns tratados pela homeopatia veterinária

Médicos Veterinários convivem diariamente com diversas enfermidades de saúde em cães e gatos, principalmente. As mais comuns podem ser tratadas pela teoria homeopática veterinária, garantindo bons tratamentos e resultados positivos. Entre essas doenças, podemos citar as seguintes:

  • Dermatites;
  • Artrite;
  • Artrose;
  • Otites;
  • Gastroenterites;
  • Problemas de coluna;
  • Questões psicológicas e comportamentais;
  • Ansiedade (relativamente comum em cães);
  • Pânico;
  • Automutilação;
  • Hiperatividade, (medicamentos homeopáticos podem funcionar;
  • Gravidez psicológica em cadelas ou gatas;
  • Cistites frequentes e outros tipos de complicações urinárias; e por fim,
  • Alergias e rinites em pets.
 

É sempre importante lembrar que o tutor nunca deve medicar seu pet de forma voluntária, mesmo que sejam medicamentos homeopáticos. Sintomas observados que fogem da rotina do pet devem sempre ser informados ao médico veterinário.

 

Vantagens da Homeopatia Veterinária

A homeopatia veterinária é uma terapia oficial (reconhecida pelo Conselho de Medicina Veterinária) e apresenta diversas vantagens quando comparada ao tratamento tradicional (medicação alopática).

A primeira vantagem é a facilidade da administração dos medicamentos. Todos nós sabemos o quanto é difícil ministrar qualquer tipo de comprimidos aos cães e gatos. Para medicamentos homeopáticos não há esse problema, pois podem ser ministrados através de glóbulos de açúcar que voluntariamente são ingeridos pelos animais devido à boa palatabilidade. Há também a forma de administração líquida através de uma ou duas gotas do medicamento diluídas em meio copo d’água onde o animal irá ingerir o medicamento ao longo do dia (conhecido como método pulso).

A segunda vantagem é benéfica ao tutor. Comparada à medicação alopática, a homeopatia apresenta um custo bem menor e, em muitos casos, com um único medicamento homeopático você faz todo o tratamento, dependendo sempre do tipo de enfermidade e a gravidade que acomete o animal.

Para aqueles que priorizam a qualidade de vida de todos os animais, a homeopatia é essencial, visto que medicamentos homeopáticos não são testados em animais para que sejam disponibilizados no mercado. A base de qualquer medicamento homeopático é água, álcool e produtos naturais, não necessitando assim, de testes em animais para comprovar a eficiência.

 

A homeopatia não causa nenhum efeito colateral

Medicações homeopáticas não causam nenhum efeito colateral ao animal. Devido às suas doses diminutivas, a terapia homeopática não faz mal algum ao organismo.

Certamente você conhece aquela frase: “Pode não fazer bem, mas é certeza que não faz mal”. A homeopatia funciona quase assim, se ela não fizer bem ao animal, certamente não fará mal!

Muitos medicamentos alopáticos podem até promover a cura do animal, porém eles sempre deixam resíduos no organismo do animal, que, devido ao fator acumulativo, no futuro podem agravar problemas de saúde nos animais. Mas deve ficar claro que até a homeopatia, se ministrada da forma incorreta, pode ocasionar efeitos não interessantes.

A homeopatia é uma terapia sustentável que vem ganhando muitos adeptos que vêm obtendo resultados cada dia melhores no tratamento de cães e gatos, porém a homeopatia é um medicamento e como todo medicamento deve ser ministrado sempre seguindo a recomendação de um médico veterinário homeopata.

Consulte um médico veterinário para receber orientação.

IMPORTANTE: As informações contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento do médico veterinário e especialistas. Não deixe de consultar seu veterinário.

Compartilhe nas redes sociais

Conheça a Clínica Veterinária Vetmétodo