Oftalmologista Veterinário – Cachorro e Gato Médico dos olhos | São Paulo – Zona Sul

O oftalmologista veterinário é um profissional especializado em cuidar da saúde dos olhos de cães, gatos e outros pets. Essa especialidade será responsável pela manutenção e recuperação da visão dos animais, pois, assim como os seres humanos, eles também dependem dela para realizarem as tarefas.

Como os pets não podem falar se estão com alguma problema para enxergar, o oftalmologista veterinário realiza uma série de exames que permite avaliar a visão. Esse profissional também está capacitado para realizar cirurgias oculares, quando essas são necessárias.

É bastante comum que, quando um veterinário nota alguma irregularidade na visão do pet, encaminhe-o para um oftalmologista veterinário. Isso permite que seja realizado um diagnóstico preciso por um profissional especializado.

Existem algumas raças que tendem a ter mais doenças oculares, como aquelas que possuem focinho achatado e olhos grandes, entre eles o Boxer, Shih Tzu, Boston terrier, Lhasa Apso, Pequinês e Buldogue. Porém, não se deve esquecer que qualquer raça pode desenvolver a doença.

Para que serve um oftalmologista veterinário

O oftalmologista veterinário serve para tratar as doenças oculares em cães, gatos e outros animais, realizando os exames e dando os diagnósticos necessários para o tratamento.

Como já dito, a oftalmologia veterinária visa identificar quais problemas de visão que os pets possam ver a ter. A ideia é que se faça um acompanhamento do animal periodicamente a fim de identificar qualquer irregularidade de visão.

Por afetar a vida dos pets, a oftalmologia veterinária felina e de cães tem se desenvolvido muito nos últimos anos, garantindo uma melhor qualidade de vida para os animais. Dentre as doenças mais comuns estão a úlcera de córnea, glaucoma e olho seco.

Os problemas oculares podem aparecer em qualquer fase da vida do pet, por isso é preciso que haja acompanhamento desde o nascimento.

É muito importante realizar o diagnóstico precoce, pois dessa forma consegue-se realizar o tratamento preventivo. Porém, quando isso não ocorre, o animal pode chegar a perder a visão, ficando cego de um ou dos dois olhos.

O oftalmologista pet, tendo um diagnóstico do animal, pode indicar o tratamento mais adequado e também orientar os tutores de como lidar com o problema.

Entretanto, não cabe apenas ao profissional observar o animal, os tutores também devem ficar atentos a qualquer sinal que possa indicar algum problema ocular.

A oftalmologia veterinária fornece algumas dicas do que deve ser observado e quais pontos chamam mais a atenção. Logicamente que os tutores não conseguirão fazer um diagnóstico, mas encaminharão para um especialista.

Sintomas que indicam algum problema de visão no pet podemos citar:

  • Pet não consegue abrir os olhos;
  • Olhos muito vermelhos;
  • Exceção de lacrimação;
  • Manchas nos olhos;
  • Piscando muito;
  • Mudança no formato ou cor do olhos;
  • Secreção nos olhos constante;
  • Pet que anda tropeçando, o que antes não ocorria;
  • Alteração de comportamento;
  • Sensibilidade a luz;
  • Dificuldade para abrir os olhos;
  • Pupilas de tamanho diferente;
  • Passar a pata nos olhos constantemente;
  • Esfregar os olhos em outros objetos, como os sofás.

Exames feitos pelo oftalmologista veterinário

Os exames realizados pelo oftalmologista veterinário são diversos, como Eletrorretinografia, Biomicroscopia com lâmpada de fenda, Contraste no olho, Tonometria, Ultrassonografia ocular, Ciclofotocoagulação a laser, Facoemulsificação com implante de lente intraocular, Exame da lágrima, entre outros.

Ao olhar para o pet, o profissional pode ver indício de algum problema oftalmológico, porém, é preciso se certificar. O oftalmologista conta com recursos que permitirão um diagnóstico mais preciso.

O ideal é que os exames de rotina sejam feitos pelo menos uma vez ao ano, porém, sempre que alguma anormalidade for percebida, o ideal é levar o pet ao oftalmologista veterinário.

Cada exame possui um objetivo diferente, sendo indicado para uma situação. Veja alguns deles:

Eletrorretinografia em cães

E algumas situações a retina não se descola, porém, também não funciona adequadamente. Esse exame vai analisar a retina e qualquer irregularidade que ela apresente.

Biomicroscopia com lâmpada de fenda

Esse exame utiliza uma fonte de luz de alta intensidade combinado com um microscópio. Muitas vezes, é realizado na rotina dos cuidados com o pet e permite analisar bem a estrutura ocular devido a iluminação adequada.

Contraste no olho

O oftalmologista veterinário pinga colírio de contraste no olho do pet. Dessa forma, a coloração da região muda, permitindo uma melhor análise dos vasos da retina, fluxo sanguíneo e coroideia.

Tonometria

Esse teste é indicado para pets que possuem glaucoma, o que pode levar a perda da visão. Ele vai medir a pressão interna do globo ocular.

Saiba mais sobre o exame de Tonometria

Ultrassonografia ocular em cães

O exame de ultrassonografia ocular em cães é um exame indolor que vai converter as ondas emitidas pelos olhos em imagens a serem analisadas. Ele permite verificar se há alguma alteração na estrutura dos olhos, por exemplo, inflamações, descolamento de retina e hemorragias.

Dependendo dos problemas detectados com os exames, é preciso operar a visão. Nesse caso, existem cirurgias específicas para cada tipo de doença. No geral, elas visam recuperar a visão parcial ou total. A operação é realizada por um oftalmologista veterinário.

Ciclofotocoagulação a laser

Esse procedimento é bastante utilizado no tratamento do glaucoma. Ele é um ciclo-destrutivo que ajuda a reduzir a pressão intraocular.

Facoemulsificação com implante de lente intraocular

A facoemulsificação com implante de lente intraocular é muito usada para tratar a catarata e possui um procedimento muito parecido com o que é utilizado nos seres humanos. Uma caneta de ultrassom destrói o cristalino e permite uma melhor visão após a operação.

Exame da lágrima

Também chamado de teste lacrimal de Schirmer, é um exame físico. Com o auxílio de uma tira de papel, detecta se o animal está ou não produzindo lágrimas suficientes para lubrificar os olhos.

Doenças – Tipos tratadas pelo veterinário oftalmologista

As doenças oculares tratadas pela oftalmologia veterinária são as mais diversificadas possíveis, por isso a importância do pet se consultar com um especialista. Dessa forma, o diagnóstico é mais preciso, assim como o tratamento.

Veja os problemas nos olhos que mais atingem cães e gatos.

Olho seco ou Ceratoconjuntivite seca

Ela também é conhecida como olho seco, deixando o olho do pet bastante vermelho. Resulta da diminuição da lubrificação ocular por ausência ou baixa quantidade de lágrimas, o que gera um ressecamento e inflamação das córneas.

👉 Leias mais sobre: Olho seco em cães 

Catarata – cães e gatos

Ela deixa o olho esbranquiçado porque o cristalino se torna opaco e impede a passagem de luz, o que impacta na visão. Pode estar associada a diabetes ou a idade mais avançada do pet.

👉 Leias mais sobre: Catarata em cães 

Glaucoma – cães e gatos

Aumenta a pressão intraocular e deixa os olhos maiores. Além disso, causa a morte das células do nervo óptico, o que pode levar a cegueira. Ela é mais comum em animais a partir dos 4 ou 5 anos.

👉 Leias mais sobre: Glaucoma em cães gatos

Uveíte – cães e gatos

É a inflamação da úvea. Pode ser desencadeada por diversos motivos, entre eles traumas oculares.

Leias mais sobre: Uvéite em cães e gatos – Sobre/ Sintomas/Diagnósticos/Prevenção/Raças

Conjuntivites – cães e gatos

Deixa os olhos vermelhos e coçando, porém, quando tratada no início, não apresenta riscos aos animais.

👉 Leias mais sobreConjuntivite em cães e gatos 

Úlcera de córnea – cães e gatos

Também chamada de ceratite ulcerativa, ocorre quando há uma lesão na córnea, sendo classificada de acordo com a gravidade da lesão.

Leias mais sobre: Úlcera de córnea em cães e gatos – Sobre/ Sintomas/Diagnósticos/Prevenção/Raças

Atrofia Progressiva de Retina – cães e gatos

Tem origem hereditária e ocorre devido à perda de componentes que formam a retina. Com isso, a imagem não se forma e o pet passa a não enxergar.

Leias mais sobre: Atrofia Progressiva de Retina em cães e gatos – Sobre/ Sintomas/Diagnósticos/Prevenção/Raças

Sequestro corneano – cães e gatos

Também é conhecida por outros nomes: córnea nigra, mumificação corneana e necrose corneana.

Ocorre principalmente em gatos, mas também pode afetar cães.

Surge uma placa marrom ou preta na córnea, que leva a degeneração do colágeno e, consequentemente, à necrose.

Leias mais sobre: Sequestro corneano em cães e gatos – Sobre/ Sintomas/Diagnósticos/Prevenção/Raças

Veterinário oftalmologista SP

Se busca um veterinário oftalmologista SP, na Vetmétodo você pode encontrar o melhor especialista para realizar os exames de oftalmologia e iniciar o tratamento o quanto antes.
Entre em contato conosco e marque sua consulta com nossos profissionais de oftalmologia veterinária, pois aqui temos um oftalmologista para cachorro ou gato para cuidar bem de quem você tanto ama.

IMPORTANTE: As informações contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento do médico veterinário e especialistas. Não deixe de consultar seu veterinário.

Agende agora sua consulta com Oftamologista veterinário

Comentários

comentários

Post recentes