Ultrassom em cães e gatos: Tudo que você precisa saber

Ultrassom em cães e gatos: Tudo que você precisa saber

Saiba como funciona e qual a importância do exame de ultrassonografia animal que auxilia no prognóstico do médico veterinário sobre a saúde do “pet”!

Não é novidade para ninguém que aparelhos de ultrassom são imprescindíveis para auxiliar no diagnóstico de diversas doenças em humanos. A medicina veterinária não foge a risca, e esses aparelhos são tão importantes quanto.

Adaptados da medicina humana ou totalmente novos, os aparelhos de ultrassom de cães e gatos (também citados como US) já se fazem presentes no meio veterinário e os avanços não param. Novas tecnologias de diagnóstico continuam aparecendo para uso em laboratórios veterinários tornando o exame ainda mais preciso e essencial para o fechamento de diagnósticos de patologias em pets.

Na medicina veterinária, os exames de ultrassonografia são importantes para várias especialidades, como para o acompanhamento de gestação das cadelas e gatas e para a melhor visualização dos órgãos internos em busca de alguma anormalidade.

Agora, se o médico veterinário solicitou o exame de ultrassom para seu cão ou gato, não se preocupe. Para deixa-lo mais inteirado sobre o exame, fizemos este post que irá ajuda-lo a entender melhor o ultrassonografia. Neste post você saberá o que é um exame de ultrassom, quando ele deve ser utilizado, de que maneira deve ocorrer a preparação prévia e de que forma ele ajuda os profissionais veterinários a definir diagnósticos de forma mais segura e precisa.

Boa leitura!

ultrassom veterinarioO aparelho de ultrassom veterinário

O ultrassom (ou exame de ultrassonografia) é um método bastante comum em laboratórios de diagnóstico veterinário, sendo usado como um exame auxiliar para fechar o diagnóstico final. Ele é bastante semelhante aos ultrassons utilizados na medicina humana e permite a visualização do interior do corpo do animal, sem necessidade de corte ou cirurgia, sendo, portanto, um método não invasivo e indolor. “A imagem é obtida através da emissão de ondas sonoras e captação de seus ecos, sendo assim seguro pela não utilização de radiação.”

Partes de uma máquina de ultrassom

O equipamento de ultrassom animal é composto basicamente por uma sonda transdutora, uma unidade de processamento centrar (CPU), um teclado/cursor (para introdução de dados e medições necessárias) e um monitor (para visualização da imagem), além de uma impressora para a impressão do exame.

Por ser relativamente pequeno e seguro, o aparelho de ultrassom realiza um método que pode ser realizado em qualquer local sem a necessidade de segurança específica, como ocorre com o raio x SAIBA TUDO SOBRE O EXAME DE RAIO X EM CÃES E GATOS , por exemplo.

Como funciona o ultrassom?

O aparelho de ultrassom é de certa forma bem complexo, porém para maior entendimento, explicaremos de forma bastante simplista.

O aparelho, através do transdutor (ou probe) e com o auxilio de um gel, emite ondas sonoras (inaudíveis para o ouvido humano) que criam uma espécie de “eco” no interior do corpo do animal, essas ondas são refletidas de volta ao transdutor sendo convertidas pelo computador do aparelho, assim são produzidas imagens em tempo real na tela do monitor, possibilitando a visualização de tudo o que está acontecendo no corpo do seu cão ou do seu gato com seus devidos movimentos (batidas do coração ou movimentos peristálticos, por exemplo).

Vantagens do ultrassom em cães e gatos

Devido as suas características, a ultrassonografia em cães e gatos apresenta diversas vantagens, tanto para seu cão ou gato, para o tutor e para o veterinário, veja…

Para seu gato ou seu cão, a ultrassonografia é importante, pois

  • É não-invasiva, não necessitando de nenhum processo de recuperação;
  • É indolor (na grande maioria dos casos não necessita de sedação);
  • É “calmante”, pois o exame é quase que uma massagem no abdômen do animal.

 

Para o veterinário, o ultrassom é importante para o fechamento do diagnóstico, pois

  • Oferece diagnóstico precoce da gestação (em torno de 20 a 22 dias, porém vale lembrar que pode haver a possibilidade de reabsorção fetal na fase inicial);
  • Possibilita que o veterinário visualize alterações morfológicas e/ou aumentos de volume em praticamente todos os órgãos, como adrenais, pâncreas, ovários, linfonodos, entre outros (normalmente não visualizados no exame de raio x);
  • Por ser um exame em tempo real, permite observar a vitalidade fetal (batimentos cardíacos e movimentações fetais) e avaliar movimentos peristálticos, nos casos de suspeita de obstrução intestinal.
  • Laudo com os resultados são rápidos, aumentando a velocidade de indicação do protocolo de medicamentos (caso haja a necessidade).

Quando sei que meu pet pode precisar de um exame de ultrassom?

 

QUANDO SEI QUE MEU PET PODE PRECISAR DE UM ULTRASSOM

Na realidade, nenhum tutor terá o poder de identificar quando seu cão ou seu gato precisam ou não de um exame de ultrassonografia. O pedido sempre caberá ao médico veterinário. Porém, há alguns sintomas que você deve estar atento, e caso seu animalzinho apresente algum deles, você deve encaminha-lo imediatamente ao veterinário responsável. São eles:

  • Perda de peso sem causa aparente;
  • Sensação de dores ou sensibilidade abdominal;
  • Falta de apetite constante ou anorexia;
  • Abdômen inchado;
  • Vômitos ou diarreia sem explicação e constantes;
  • Dificuldade para urinar ou defecar;
  • Exame de sangue ou radiografias anormais;
  • Suspeita de Gestação;

Caso o veterinário sinta a necessidade de um exame complementar, possivelmente ele solicitará um ultrassom. Você como tutor, pode ajuda-lo indicando alguns desses sintomas durante a consulta.

Quer agendar o exame de ultrassom para seu pet?

Clique no botão e ligue diretamente através de seu celular

Horários e dias disponíveis para agendamento

2ª – 14:00 ás 18:30

3ª – 14:00 ás 17:30

4ª – 14:00 ás 18:00

5ª – 8:00 ás 13:30

6ª – 14:00 ás 18:30

Sábado – 8:30 ás 13:30

Av. Afonso Mariano Fagundes, 136 – Saúde, São Paulo – Zona Sul – Próximo ao Metrô Saúde – (Estacionamento no local)

O veterinário solicitou um exame de ultrassom para meu pet, e agora?

Se sua cachorra ou sua gata estiverem com suspeita de prenhez, certamente você ficará muito feliz e ansioso se o veterinário solicitar uma ultrassonografia, AGENDE AGORA OU PEÇA MAIS INFORMAÇÕES pode ser sinal de filhotinhos a vista. Porém, há casos onde o veterinário irá solicitar o exame para confirmar ou descartar alguma suspeita que surgiu durante a consulta clínica.

Mas não tenha medo do exame, o ultrassom é indolor, não invasivo e rápido. Dessa forma, seu pet não irá sofrer e o resultado do exame será imprescindível para o fechamento do diagnóstico com consequente prescrição do melhor protocolo de tratamento.

Caso o médico veterinário não tenha o equipamento na clinica, você deve agendar o exame em um laboratório veterinário de boa qualidade AGENDE AGORA OU PEÇA MAIS INFORMAÇÕES  que faça diagnósticos por imagem via ultrassonografia. O laboratório irá guia-lo indicando como deve ser a preparação prévia do animal para o momento do exame. Preparação essa que é bastante simples (que apresentaremos a seguir).

Preparando o animal para o exame

Assim como ocorre com o exame de ultrassonografia em humanos, é necessário que haja um preparo prévio básico do seu cão ou seu gato para a realização do exame, mas não se preocupe, por ser um exame não invasivo, o procedimento preparatório é bastante tranquilo.

Portanto, é essencial que você siga as seguintes recomendações:

Para um melhor exame, é indicado que o animal fique sem alimentação por no mínimo 8 (oito) horas. Geralmente, os exames de ultrassonografia são marcados para o período da manhã, assim é importante que você não ofereça alimento ao animal na manhã do exame;

Também é indicado que o animal não tenha gases em sua barriga, assim, recomenda-se a administração de um adstringente (luftal, por exemplo) que ajuda a diminuir os gases no momento do exame.

A água pode ser oferecida à vontade, no entanto evite leite (comum para gatos). Durante o exame, a vesícula urinária (bexiga) deve estar adequadamente repleta para poder ser avaliada adequadamente. Portanto, tente evitar que o animal urine a partir de pelo menos 1 (uma) hora antes do exame.

Antes do exame, já no laboratório, a equipe veterinária responsável fará as seguintes ações:

Caso o animal se encontre agitado demais, o uso da focinheira, garantirá a segurança de todos, principalmente do animal;

Em raras ocasiões (na agitação extrema ou na presença de dor), recomenda-se a administração de sedativo leve para acalmar o animal;

Com o animal já calmo, procede-se com a tricotomia, que consiste na depilação (feita por máquina similar à máquina de tosa) da área do animal a ser investigada durante o exame.

ultrassom para cachorro e gatoComo é realizado o exame de ultrassonografia?

Com toda a fase preparatória encerrada, e com o animal devidamente contido,e hora de iniciar o exame de ultrassom.

Para o exame será utilizado um gel a base de água (não se preocupe, pois o gel não causa nenhuma espécie de alergia aos animais). Ele é essencial, pois retira qualquer vestígio de ar que possa haver entre a pele do animal e o transdutor, tornando o exame mais fiel a realidade.

Por fim o veterinário ultrassonografista irá realizar o exame seguindo o pedido do médico veterinário clínico responsável. Ele irá medir o tamanho dos órgãos e estruturas internas, observar a arquitetura do órgão avaliado e a vascularização do organismo, além de visibilizar as condições dos tecidos internos.

Quando o ultrassom é realizado em cadelas ou gatas gestantes, o médico veterinário visa acompanhar a condição dos fetos como tamanho, estimativa da idade gestacional e de número de fetos, e mensuração de batimentos cardíacos. Vale ressaltar que o exame ultrassonográfico não é um método preciso para análise quantitativa, sendo o raio-x o exame de escolha para essa finalidade após os 45 dias de gestação.

Quer agendar o exame de ultrassom para seu pet?

Clique no botão e ligue diretamente através de seu celular

Horários e dias disponíveis para agendamento

2ª – 14:00 ás 18:30

3ª – 14:00 ás 17:30

4ª – 14:00 ás 18:00

5ª – 8:00 ás 13:30

6ª – 14:00 ás 18:30

Sábado – 8:30 ás 13:30

Av. Afonso Mariano Fagundes, 136 – Saúde, São Paulo – Zona Sul – Próximo ao Metrô Saúde – (Estacionamento no local)

Principais indicações do exame de ultrassonografia para cães e gatos

ultrassonografia é um método diagnóstico auxiliar bastante comum na medicina veterinária. Ao realizar o pedido desse exame em cães e gatos, o médico veterinário buscará informações complementares para avaliar os órgãos como um todo, seja em relação à topografia, dimensões gerais, contornos, arquitetura, aspecto do parênquima ou mesmo a vascularização.

Geralmente o médico veterinário irá solicitar um exame de US quando:

  • Observa aumento de volume abdominal;
  • Pretende pesquisar metástases e tumores primários;
  • O tutor cita que o animal vem tendo emagrecimento um progressivo;
  • Quer diagnosticar gestação precoce e ou para acompanhamento gestacional;
  • Quer identificar  quaisquer processos obstrutivos do trato gastrointestinal;
  • Quer identificar cálculos renais, vesicais e outras afecções do sistema urinário como obstruções e alterações congênitas;;
  • Suspeita de afecções do aparelho reprodutor (útero, ovários, testículos e próstata);
  • O animal apresenta dor abdominal aguda;
  • Há presença de vômitos e diarreia que não cessam;
  • Febre de origem desconhecida;
  • Idade avançada do cão ou do gato, para complementar o checkup geral;
  • Exames de rotina (Checkup).

 

 Dúvidas frequentes sobre o exame de ultrassom

– O animal sentirá dor?

O animal não pode (e não deve) sentir dor alguma. Uma ultrassonografia que cause qualquer tipo de desconforto doloroso ao pet é um indicativo de que ela está sendo mal realizada. Nenhuma pressão deve ser feita sobre a pele dele, um bom profissional fará uma “massagem” no seu cãozinho ou gatinho.

– Quanto tempo dura o exame?

Em média, o exame dura meia hora. O animal é colocado de barriga para cima, virado para a esquerda e depois para a direita, sempre com o maior cuidado, buscando sempre o bem estar do paciente.

– Porque meu animal tem que ser depilado?

A tricotomia, nome dado a “depilação” do animal, é essencial, pois evita que exista nada que possa atrapalhar o contato entre a sonda trandutora e a pele do animal facilitando em muito a eficiência do exame.

Quer agendar o exame de ultrassom para seu pet?

Clique no botão e ligue diretamente através de seu celular

Horários e dias disponíveis para agendamento

2ª – 14:00 ás 18:30

3ª – 14:00 ás 17:30

4ª – 14:00 ás 18:00

5ª – 8:00 ás 13:30

6ª – 14:00 ás 18:30

Sábado – 8:30 ás 13:30

Av. Afonso Mariano Fagundes, 136 – Saúde, São Paulo – Zona Sul – Próximo ao Metrô Saúde – (Estacionamento no local)

Escolha a melhor solução em ultrassonografia animal

A Vetmétodo Diagnósticos AGENDE AGORA OU PEÇA MAIS INFORMAÇÕES  é uma ótima solução. Contamos com equipamentos de ultrassonografia de extrema qualidade que irão conferir grande eficiência no diagnóstico do veterinário, possibilitando maior acompanhamento dos órgãos internos dos animais.

Além disso, a Vetmétodo Diagnósticos conta com médicos veterinários especialistas em Ultrassonografia, que realizarão o exame garantindo, em primeiro lugar, o bem estar do seu animal. Para veterinários, estes profissionais irão laudar o exame de seu “PET” de uma maneira ainda mais precisa e eficaz.

Nossos valores para exame de ultrassom em cães e gatos.

O valor dos exames de ultrassonografia da Vetmétodo Diagnósticos certamente se adequam ao seu orçamento. Nosso valor é o seguinte:

EXAME DE ULTRASSONOGRAFIA: R$ 115,00.

Valores iguais para cães e para gatos.

Além do mais, nós da Vetmétodo Diagnósticos AGENDE AGORA OU PEÇA MAIS INFORMAÇÕES  priorizamos um atendimento de excelência, com resultados precisos e com rapidez na execução do exame e na entrega dos resultados. E para facilitar ainda mais, você não precisa retirar o resultado do exame em nossa recepção, ele será disponibilizado on line via site, que você pode acessar no conforto da sua casa.

Quer agendar o exame de ultrassom para seu pet?

Clique no botão e ligue diretamente através de seu celular

Horários e dias disponíveis para agendamento

2ª – 14:00 ás 18:30

3ª – 14:00 ás 17:30

4ª – 14:00 ás 18:00

5ª – 8:00 ás 13:30

6ª – 14:00 ás 18:30

Sábado – 8:30 ás 13:30

Av. Afonso Mariano Fagundes, 136 – Saúde, São Paulo – Zona Sul – Próximo ao Metrô Saúde – (Estacionamento no local)

Considerações finais

A ultrassonografia em cães e gatos é uma técnica em dinâmica evolução, sendo considerada uma eficiente modalidade investigativa para a medicina veterinária.

Essa técnica é uma forte aliada de médicos veterinários, considerando sua eficácia diagnóstica comprovada para auxiliar esses profissionais no fechamento do diagnóstico de cães e gatos.

Para cães e gatos, a ultrassonografia é uma “amiga”, visto que o exame é indolor, não invasivo e permite a presença do tutor. Na realidade o exame funciona como uma espécie de “massagem gelada e calmante” na barriga do pet. E qual pet não gosta de uma boa massagem, não é?!

Seu “pet” precisará fazer um exame de ultrassom? Não fique preocupado, podemos ajudá-lo. Entre em contato com a sobre o que  Vetmétodo diagnósticos AGENDE AGORA OU PEÇA MAIS INFORMAÇÕES , temos a melhor solução em diagnóstico de imagem via ultrassonografia para seu companheiro.

Comentários

comentários

Post recentes