O seu pet está com as vacinas em dia?

Cuidar da saúde do seu peludo é o maior sinal de amor e carinho que você pode oferecer!

Precisando de consulta veterinária? Conheça a Clínica Veterinária Vetmétodo

Vacina é a imunização temporária ou permanente que tem como objetivo combater diversas doenças virais e bacterianas. Ela é preparada em laboratórios, a partir dos microorganismos causadores das doenças infecciosas, como as bactérias e os vírus.

Manter a vacinação do seu pet em dia é de extrema importância, pois ela atua de forma preventiva, como auxílio para a criação de anticorpos pelo organismo, preparando o sistema imunológico para enfrentar doenças, antes mesmo dos nossos amiguinhos entrarem em contato com os micro-organismos responsáveis por causá-las.

A vacinação dos pets começa a partir dos 45 dias de vida!

Quando for vacinar o seu doguinho ou gatinho, garanta que tenha um médico-veterinário no local escolhido e preste atenção nos detalhes: a higienização do estabelecimento e a maneira como as vacinas estão sendo armazenadas – devem estar em equipamentos de refrigeração.

A vacina antirrábica é a mais conhecida, pois se trata de uma zoonose – doença que pode ser transmitida para os seres humanos. Porém, existem outras vacinas super necessárias para garantir o bem-estar e qualidade de vida dos peludos.

Fique por dentro das vacinas necessárias para o seu pet.


Vacinas necessárias para cães:

Vacina antirrábica – Protege contra a raiva.
Vacina V10 – Protege contra cinomose, parvovírus, adenovírus tipo 2, parainfluenza, coronavírus, leptospirose causada pelas cepas icterohaemorrhagiae, canicola grippotyphosa e a pomona.
Outras vacinas indicadas para os cães são: contra a tosse canina (bronchiguard) e giárdia (giadiavax).

A vacinação inicia no 45º dia de vida do animal, com a vacina V10. Com 66 dias, é aplicado o reforço da vacina e com 87 dias, é aplicada a última dose, junto com a vacina anti-rábica.

Após esse período, com 102 dias é aplicada a vacina contra a gripe e a giárdia. Seguido do reforço delas quando o animal completa 123 dias.

Depois do primeiro ano, o doguinho deve ser vacinado anualmente, com uma dose de cada vacina – V8 ou V10, gripe canina, giardia e anti-rábica.


Vacinas necessárias para gatos:

Vacina Antirrábica – Protege contra a raiva.
Vacina V4 – Protege contra o calicivírus, inotraqueite, panleucopenia e clamidiose.

A vacinação inicia no 45º dia de vida do animal, com a vacina V4. Com 66 dias, é aplicado o reforço dessa vacina e com 87 dias, é aplicada a última dose da V4, junto com a vacina anti-rábica.

Depois do primeiro ano, o seu amiguinho peludo deve ser vacinado anualmente, com uma dose única da vacina quádrupla felina e uma dose da vacina anti-rábica.


Dicas:

  • Guarde com cuidado a carteira de vacinação do seu pet, pois ela será muito útil para o veterinário e também para quando você for viajar com seu amigão.
  • Nenhum filhote deve ter contato com outros animais ou sair para passear enquanto não termina o ciclo vacinal.
  • Mesmo os bichinhos de pequeno porte que passam a maior parte do tempo em casa devem ser vacinados
    Ainda não tem a carteira de vacinação do seu peludo? Não sabe se todas estão em dia?

Vem pra VetMétodo, além de ter preços diferenciados para vacinar, atendemos sempre com muito carinho e dedicação.

IMPORTANTE: As informações contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento do médico veterinário e especialistas. Não deixe de consultar seu veterinário.

Compartilhe nas redes sociais

Conheça a Clínica Veterinária Vetmétodo