Câncer de mama em cadelas e gatas

Saiba como identificar e as formas de prevenção

Precisando de consulta veterinária? Conheça a Clínica Veterinária Vetmétodo

O QUE É CÂNCER DE MAMA EM CADELAS E GATAS?

O câncer de mama em cadelas e gatas é uma doença chamada de neoplasia, na qual ocorre o crescimento irregular das células do tecido, e ela faz com que surjam tumores nas mamas dos animais, principalmente, aqueles que não foram castrados.

Os tumores podem ter diferentes tamanhos e serem firmes ou duros. Em alguns casos, é encontrado apenas um nódulo, já em outros, eles podem ser múltiplos.

Para se ter uma ideia, a indecência de câncer de mama em cadelas e gatas varia entre 25% e 50% de todos os tumores diagnosticados. E quanto mais cedo for feita a castração do animal, menos a incidência do problema, sendo que os que são castrados até 1 ano de idade tem apenas 0,05% de chance de desenvolver neoplasia mamária.

Dentre as causas, 3 delas merecem destaque: o uso de anticoncepcionais em animais, sendo isso altamente não recomendado, idade entre 10 e 11 anos e a obesidade.


Como identificar câncer de mama em cadelas e gatas

Os sintomas do câncer de mama em cadelas e gatas podem ser percebidos pelos tutores atentos aos animais, porém, somente o veterinário pode confirmar o diagnóstico. Dentre os mais comuns, estão:

  • Nódulos nas mamas;
  • Anomalia no local;
  • Falta de apetite;
  • Diarreia;
  • Enjoo;
  • Emagrecimento rápido;
  • Apatia;
  • Febre;
  • Secreção;
  • Dores;
  • Inchaço e vermelhidão.

Diagnóstico do câncer de mama em cadelas e gatas

O diagnóstico do câncer de mama em cadelas e gatas deve ser feito por um veterinário por meio de exames clínicos e laboratoriais. O relato do tutor também ajuda a notar a presença de alguma anomalia, principalmente, quando há alteração no comportamento do animal.


Exames para diagnosticar o câncer de mama em cadelas e gatas

São utilizados diferentes exames para diagnosticar o câncer de mama em cadelas e gatas, sendo que eles se complementam. Dentre eles, podemos citar:

  • Exame clínico

Ele observa o animal, visando identificar alterações visuais e palpáveis, como a presença de nódulos. Faz parte dessa etapa o relato do tutor.

  • Exames de sangue

Eles vão ajudar a identificar se existe alterações na células e glóbulos dos animais, sendo que indicam problemas. Ele é feito com a coleta de uma pequena amostra do sangue e com análises laboratoriais.

  • Radiografias
São exames de imagem que permitem visualizar se há presença de algum nódulo ou caroço que possa ser câncer.

  • Ultrassonografias

É um exame de imagem, porém, um pouco mais completo que permite ver as imagens com um maior detalhe. Em alguns casos, existem exames em 3D que permitem um detalhamento dos órgãos e tecidos afetados.

  • Biópsia

Consiste em remover uma pequena amostra do tumor para que possa ser analisada em laboratório, sendo feita com o animal anestesiado. O procedimento não costuma deixar grandes marcas, uma vez que é feito com uma pequena incisão e uma pinça para remover uma amostra do tecido.

  • Exame histopatológico
É a análise feita em laboratório da amostra do tecido coletado. Ele é feita com a ajuda de um microscópio e permite saber se o tumor é benigno ou maligno.


Prevenção do câncer de mama em cadelas e gatas

A prevenção do câncer de mama em cadelas e gatas pode ser feita com a castração do animal, e quanto menor for a idade dele, maiores as chances de não desenvolver a doença. Também não se recomenda o uso de anticoncepcionais, uma vez que aumentam a indecência desse tipo de câncer.

O uso de produtos químicos também podem alterar as células fazendo com que se desenvolvam de forma desordenada. Portanto, é preciso tomar cuidado com os produtos de limpeza utilizados em locais que o animal fica.


Raças de cadelas e gatas que mais sofrem com o câncer de mama

Qualquer raça pode desenvolver o câncer de mama, porém, entre os cães a incidência é mais comum em Beagle e Boxer. Nos gatos, o Siamês é o que mais sofre com o problema.

IMPORTANTE: As informações contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento do médico veterinário e especialistas. Não deixe de consultar seu veterinário.

Compartilhe nas redes sociais

Conheça a Clínica Veterinária Vetmétodo