Raça Maltês: Doenças mais comuns e formas de prevenção

Conheça o diagnóstico, tratamento e prevenção

Precisando de consulta veterinária? Conheça a Clínica Veterinária Vetmétodo

Animado, energético e brincalhão. Esses são alguns dos adjetivos ditos por pessoas que possuem o maltês como um animal de estimação. Embora seja um pet de pequeno porte, engana-se quem acredita que não deve dar a devida atenção à sua saúde.

A medicina veterinária está cada vez mais evoluída, e isso traz uma série de benefícios aos malteses e também cachorros de diferentes raças, pois a prevenção, diagnóstico e tratamento acontecem de maneira muito mais simples e realmente eficazes.

É importante ressaltar que um cachorro precisa ser consultado em um veterinário pelo menos duas vezes por ano, ou seja, uma vez a cada seis meses, e também quando o dono notar que há algo de errado com a saúde de seu pet.


DOENÇAS MAIS COMUNS NO MALTÊS

Dentre as doenças mais comuns que afetam os cães da raça maltês, essas são as que surgem com mais frequência, e consequentemente causam preocupações aos seus proprietários:

  • Luxação da patela;
  • Persistência do Ducto arenoso;
  • Dermatite Maltês;
  • Problemas oculares;
  • Doença da válvula cardíaca.

LUXAÇÃO DA PATELA

A luxação da patela nada mais é do que um problema anatômico onde o ocorre o deslocamento da rótula. É uma doença hereditária também muito chamada de deslocamento do cotovelo ou então do joelho do Maltês.


Diagnóstico e tratamento: luxação da patela

A luxação da patela é facilmente notada, pois o maltês começa a demonstrar sinais de dores e também a mancar da pata que apresenta o problema. O diagnóstico é feito através de exames físicos e também de imagem realizados pelo ortopedista veterinário. Já o tratamento ocorre com a utilização de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e em casos mais graves é recomendada cirurgia.

PERSISTÊNCIA DO DUCTO ARTERIOSO

A persistência do ducto também é conhecida como PDA. Trata-se de um defeito de nascença congênita próximo ao coração causado por um vaso sanguíneo, que normalmente se fecharia após o nascimento do maltês, porém quando ocorre o PDA o vaso permanece aberto, o que resulta em passagem de volumes adicionais de sangue nos pulmões.


Diagnóstico e tratamento: Persistência do ducto arterioso

O diagnóstico é feito através de exames de imagens como tomografia computadorizada e raio-x. Já o tratamento só ocorre através de cirurgia realizada pelo cardiologista veterinário.


Maltês com alergia na pele

A dermatite nada mais é do que a inflamação da pele que pode ser causada por fungos, bactérias, ácaros, seborreia e principalmente umidade. A maltês é sujeito a esse problema de saúde principalmente pela vasta pelage onde sujeiras e umidades se acumulam com facilidade. Por isso é sempre importante escovar e limpar os pelos desses cães.


Diagnóstico e tratamento: Dermatite Alérgica

A dermatite é algo que pode ser facilmente identificado, através da queda de pelos, vermelhidão na pele, mau cheiro, descamação do local e principalmente coceira do animal. A escovação e a limpeza do animal são as melhores maneiras de prevenir o surgimento desse tipo de problema.

Causas de alergia em maltês:

  • Ingestão de leite, rações (grãos que contém na ração);
  • Picadas de pulga;
  • Atopia canina: alergia de causa não determinada;
  • Plantas/grama;
  • Pílulas hormonais (quando usadas para evitar o cio em cadelas);
  • Detergentes, sabão em pó e produtos de limpeza;
  • Lã, poliéster e outros tecidos;
  • Vermes, carrapatos;
  • Medicamentos.

Sintomas de dermatite alérgica em maltês

  • Coceira intensa;
  • Perda de pelos intensa;
  • Lambedura excessiva no local da alergia;
  • Pele com machucados, crostas e inflamações;
  • Secreção nos olhos;
  • Ouvido inflamado com frequência.
Já o tratamento se dá principalmente com a utilização de antialérgicos, anti-inflamatórios e antibióticos receitados pelo dermatologista veterinário.


PROBLEMAS OCULARES

Infelizmente os problemas oculares são um tanto quanto comuns no Maltês. Entre os principais estão o glaucoma, a atrofia progressiva da retina e a obstrução dos ductos lacrimais. O glaucoma é uma doença do olho que se desenvolve quando a pressão dentro do olho aumenta, já a atrofia progressiva da retina como o nome já diz é o atrofiamento da retina, ambas as doenças podem levar à cegueira. Já a obstrução de ductos lacrimais causa poucos problemas aos olhos do animal.


Diagnóstico e tratamento: Problemas oculares

Os problemas oculares do maltês podem ser facilmente notados pelo surgimento de secreção, vermelhidão nos olhos, falta de brilho e por trombadas do animal que antes não aconteciam.

O diagnóstico é feito por exame físico realizado por oftalmologista veterinário que indicará a utilização de medicamentos, solução lubrificante ocular e cremes tópicos que restaurem a boa visão do pet.


DOENÇA DA VÁLVULA CARDÍACA

Essa doença se caracteriza pela degeneração e espessamento das válvulas do coração do maltês. É comum surgir em animais que tenham idades avançadas, acima de 7 anos de idade, por exemplo.


Diagnóstico e tratamento: Doença da válvula cardíaca

A doença da válvula cardíaca pode ser facilmente percebida pelo dono do pet, pois de uma hora para outra o animal pode ser tornar cansado, sem alegria, totalmente apático e prostrado.

O diagnóstico ocorre através de da realização de exames de imagens como tomografia computadorizada e o tratamento pode ser feito através de medicamentos ou então de cirurgias. Em ambos os casos, o cardiologista veterinário é quem decide qual procedimento deve ser escolhido visando basicamente o bem-estar e saúde do animal.


PREVENÇÃO DAS DOENÇAS QUE PODEM ACOMETER O MALTÊS

A melhor forma sem dúvida alguma de prevenir doenças que possam alterar a boa saúde do Maltês é através da realização de check-ups preventivos, realizados por médicos veterinários com experiência no ramo.

É importante ressaltar que quando mais cedo uma doença for diagnosticada em qualquer animal, maiores serão as chances de tratamento e reversão do caso. Caso uma doença crônica atinja seu pet, como uma persistência do ducto arterioso, por exemplo, o diagnóstico precoce trará grandes chances do animal recuperar sua saúde e ganhar imensa qualidade de vida.

Dessa forma, atente-se a saúde de seu amigo. Se você é dono de um maltês, leve-o com frequência a o veterinário de sua confiança e fique atento a qualquer tipo de sintoma diferente que for apresentado por ele. Seu companheiro merece amor, carinho e atenção.

IMPORTANTE: As informações contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento do médico veterinário e especialistas. Não deixe de consultar seu veterinário.

Compartilhe nas redes sociais

Conheça a Clínica Veterinária Vetmétodo