Oncologista Veterinário – Tudo o que você precisa saber

Identificando problemas de câncer em cães e gatos

Precisando de consulta veterinária? Conheça a Clínica Veterinária Vetmétodo

O oncologista veterinário é um profissional especializado em cuidar da saúde de cães e gatos, principalmente quando esses têm alguma manifestação de um tumor, ou seja, um câncer. Essa especialidade visa reverter o quadro da doenças, buscando um tratamento efetivo que possa impedir o crescimento do tumor ou estagná-lo.

Como os pets não podem falar, muitas vezes eles não conseguem transmitir o que estão sentindo, por isso cabe ao veterinário oncologista realizar exames para identificar qualquer tipo de problema. No geral, apenas os exames clínicos não são suficientes, sendo utilizados exames laboratoriais e de imagens para se chegar a um diagnóstico.

Vale lembrar que qualquer raça de cão e gato pode apresentar câncer, porém, o Boxer, Golden Retriever, Rottweiler, Dobermann e Pastor alemão têm maior propensão à doença.

Oncologia veterinária

Como já dito, o oncologista veterinário é o profissional responsável por detectar o câncer nos animais com o suporte de exames. Ele vai buscar o melhor tratamento para que o pet possa ter boas condições de vida e, em muitos casos, se curar da doença.

Com os avanços da medicina veterinária esse profissional tem cada vez mais condições propícias para exercer a sua atividade. As chances de cura do pet também tem aumentando apesar dos cães sofrerem mais com a doença do que os gatos uma vez que a incidência neles é maior.

Existem também alguns tipos de câncer que são mais comuns, principalmente nos cães, sendo eles: Câncer de pele, Câncer de mama, Câncer de ossos, Tumores malignos na cabeça e no pescoço, Câncer testicular e Linfoma (afeta ao sistema imunológico).

Quanto mais precocemente os oncologista veterinário detectar o problema, maior a chance de sucesso de cura. Por conta disso, é preciso que o animal passe por uma diagnóstico com o especialistas que a o tratamento não seja interrompido.

Dentre os sintomas, podemos citar:

  • Perda de peso;
  • Hemorragias;
  • Perda de apetite;
  • Intolerância ao exercício;
  • Claudicação persistente;
  • Inflamações pelo corpo;
  • Sangramento em qualquer parte do corpo;
  • Odor desagradável;
  • Dificuldade para engolir ou na hora de comer;
  • Dificuldade de respirar, urinar ou defecar;
  • Feridas que não cicatrizam.
 

Pedido de exames – oncologista veterinário

Os exames realizados pelo oncologista veterinário variam de acordo com as condições de cada animal e o tipo de suspeita que se tem da doença. Dentre eles é comum o uso de ultrassonografia, radiografia, endoscopia, tomografia computadorizada, exames físicos, exames hematológicos, exames bioquímicos, exames citológico e exames histopatológicos.

Após o exame físico, o veterinário oncologista encaminha o cão ou gato para exames mais detalhados para que possa ter uma melhor visão do problema. Entenda um pouco sobre cada um dos exames.

  • Ultrassonografia

É um exame que permite que se veja imagens dos órgãos dos animais, permitindo identificar qualquer alteração. Ele também é utilizado como auxiliar para que se possa inserir a agulha para fazer a biópsia.

  • Radiografia

Ela auxilia a encontrar tumores e metástases principalmente no tórax, abdome e esqueleto. Porém, pode ser utilizado também para o trato urinário, coluna e esqueleto.

  • Endoscopia

Por meio de um tubo com uma câmera e luz é possível examinar o esôfago, estômago e duodeno. Ele é realizado pela boca do animal.

  • Tomografia computadorizada

Esse é um dos exames mais confiáveis por permitir imagens em 3 dimensões.

  • Exames de sangue

Ele podem ser diferentes, cada um visando uma análise.

Hemograma: ele realiza a contagem dos glóbulos brancos e vermelhos indicando se há alguma alteração.

Bioquímicos: eles avaliam a parte líquida do sangue e detectam substâncias orgânicas e inorgânicas. No geral avaliam a função hepática, renal, ureia e Creatinina.

Sorológicos: também realizados com a parte líquida do sangue analisam as atividades imunológicas e anticorpos.

  • Exame físico

Ele analisa funções vitais do animal assim como alterações físicas que possam haver como inflamações. Ele é feito por palpação e observação.

  • Citológicos
Por meio de análises microscópicas se analisa o tumor para saber qual tecido deu origem a ele e a gravidade do problema.


Tipos de doenças tratadas pelo veterinário oncologista

Existem diversas doenças que podem ser tratadas pelo veterinário oncologista, por isso é indicado que o animal sempre passe por consultas preventivas. Veja algumas delas.

Carcinoma
Ele também é conhecido como câncer de pele e atinge principalmente os cães de pelagens claras ou regiões mais expostas. Ele pode ser percebidos por manchas vermelhas na pele e pela descamação.

Mastocitoma
Ela atinge células imunitárias e costuma se manifestar na pele, fígado ou baço. Ela possui 3 graus diferentes e quanto menor esses foram maior a chance de cura.

Osteosarcoma
Ele costuma atingir as patas dos animais e causam dificuldade para andar. Quando a quimioterapia não possui o efeito desejado é aconselhado a amputação.

Linfoma
Ocasiona o inchaço do linfonodos e aumento dos órgãos internos. A doença não possui cura, porém o tratamento consegue controlá-la.

Câncer de mama

Apesar de ser mais comum nas fêmeas também pode atingir os machos. Ela se manifesta com nódulos nas mamas e feridas que não cicatrizam.

Leucemia
Ela pode ser de suas formas: Linfoide e mieloides. Elas ocorrem pela produção anormal de glóbulos brancos e quando afetam a mieloides.

IMPORTANTE: As informações contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento do médico veterinário e especialistas. Não deixe de consultar seu veterinário.

Compartilhe nas redes sociais

Conheça a Clínica Veterinária Vetmétodo