Ruptura de ligamento cruzado em cães

Diagnóstico, Tratamento, Prevenção e Convivendo

Precisando de consulta veterinária? Conheça a Clínica Veterinária Vetmétodo

A ruptura do ligamento cruzado é uma das patologias articulares mais comuns em animais domésticos, causando muita dor e incapacidade de apoio do membro afetado. Geralmente provocada por arrancadas muito bruscas dos animais, a ruptura de ligamento cruzado é muito mais recorrente em cães, podendo ocorrer em animais de porte variados ou raças distintas. Porém, raças mais pesadas tendem a ter maiores complicações. Em gatos, apesar de ser bem mais rara, a ruptura do ligamento cruzado também pode ocorrer.

O tratamento da ruptura do ligamento cruzado em cães e gatos é, invariavelmente, cirúrgico. A função da cirurgia será a reconstrução total deste ligamento. Agregada a cirurgia, a fisioterapia pós-cirúrgica é essencial para que o procedimento seja devidamente estabilizado e o pet retome as suas atividades mais rapidamente.

O que é a ruptura do ligamento cruzado em cães e gatos?

Das diversas estruturas que compõem o joelho, o Ligamento Cruzado é o principal responsável pela estabilização da translação cranial da tíbia em relação ao fêmur, além de prevenir a hiperextensão e a rotação interna da tíbia.

Porém, quando há lesão ou ruptura, a articulação torna-se instável, levando quase sempre ao desenvolvimento progressivo de osteoartrite, que muitas vezes resulta em dano secundário do menisco.

Com a ruptura há um deslizamento do fêmur sobre a tíbia, ocasionando muita dor. Por ser uma patologia grave, a ruptura do ligamento cruzado anterior precisa ser tratada imediatamente garantindo boa recuperação e retomada das suas atividades normais.

Diagnóstico da ruptura de ligamento cruzado em cães e gatos

Cães ou gatos com ruptura do ligamento cruzado normalmente apresentam muita dor e claudicação bem visível com o animal ocasionalmente não apoiando o membro afetado. Ao perceber tais sinais, a consulta veterinária será praticamente obrigatória.

Na clinica, a palpação será o principal método clínico para diagnosticar o rompimento do ligamento cruzado em cães e gatos. Em alguns casos, exames de imagem podem ser solicitados para que o ortopedista veterinário confirme o diagnóstico.

O Raio-x Raiox em cães e gatos, tudo que você precisa saber! do joelho sob estresse é o exame que vem apresentando maior eficácia (através da compressão tibial, a radiografia tende a mostrar o desvio), a ressonância magnética também pode ser usada para diagnóstico. Mais recentemente, em alguns casos a artroscopia vem sendo utilizada no diagnóstico.

Tratamento de casos de ligamento cruzado em cães e gatos

A cirurgia da ruptura do ligamento cruzado em animais é a forma mais eficiente de tratamento. Na medicina veterinária atual, há diferentes técnicas praticadas que objetivam resolver esse tipo de patologia ortopédica. No entanto, o método cirúrgico dependerá de diversos fatores, como o tamanho, o peso e até o temperamento do animal, cabe ao cirurgião veterinário definir o método mais eficiente para cada caso.

Em cães e gatos muito agitados, as técnicas devem utilizar materiais mais fortes, já em animais mais tranquilos não haverá a necessidade, a principio, desse tipo de cuidado adicional.

Recuperação do animal durante o pós-cirúrgico

O período de recuperação é outro fator tão importante quanto a reconstrução do ligamento. A recuperação também dependerá de fatores como temperamento, tamanho e peso do animal. Na maioria dos casos são necessários cerca de dois meses de repouso para que haja a estabilização do membro.

A fisioterapia para ruptura do ligamento cruzado em cães e gatos Quando a fisioterapia de ligamento cruzado em caes é indicada é uma técnica que pode ser empregada na reabilitação do paciente, sendo essencial para auxiliar na estabilização do procedimento cirúrgico, aumentando a resistência dos tecidos e promovendo o retorno precoce às atividades normais mais rapidamente.

Exercícios passivos (PROM: passive range of motion) devem ser as medidas fisioterápicas utilizadas a principio. Idealmente, todas as articulações do membro afetado devem ser sujeitas aos exercícios de fisioterapia 2 a 3 vezes por dia. A instrução é que os tutores se concentrarem principalmente na articulação do joelho, no caso da escassez de tempo.

Com o tempo de repouso seguindo a risca, aliado à uma correta fisioterapia e medicação correta, a tendência é que o animal tenha uma recuperação rápida e completa.

Prevenção contra a ruptura do ligamento cruzado em cães e gatos

Fatores hereditários não favorecem o rompimento do ligamento. Dessa forma, esse problema ortopédico engloba aquele grupo de complicações que dificilmente podem ser prevenidas por meio de exames de rotina, visto que ela é ocasionada pela execução de movimentos do próprio animal.

Porém, há algumas medidas que podem ser realizadas em casa que diminuem o risco e trazem mais segurança ao pet. A permanência destes animais em ambientes com superfícies lisas demais é um fator que aumenta muito os riscos de movimentações atrapalhadas e que podem causar a ruptura, assim, deve-se evitar tais pisos.

Também devemos ter cuidado com cachorros atletas (com musculatura forte), porém com joelhos pouco resistentes. Nestes, há uma maior tendência de sofrer esse problema (ao disparar para uma corrida, o músculo do animal usa força suficiente para impulsioná-lo, enquanto os seus joelhos frágeis não têm a capacidade necessária para ‘segurar’ a sua estrutura, provocando a ruptura do ligamento cruzado).

A ruptura do ligamento cruzado em cães e gatos é uma patologia que se bem diagnosticada e tratada tende a trazer a qualidade de vida aos animais, que tendem a não ficar com nenhuma sequela

Seu pet precisa de um exame de raio-x? Marque este exame na Vetmétodo! Temos os melhores equipamentos de raio-x e os melhores profissionais que garantirão o bem estar do seu pet.

IMPORTANTE: As informações contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento do médico veterinário e especialistas. Não deixe de consultar seu veterinário.

Compartilhe nas redes sociais

Conheça a Clínica Veterinária Vetmétodo